João da Silva
CONTRACEPÇÃO
(MM 11/05/2020)
* Ciclo menstrual e menstruação são a mesma coisa? Toda mulher sofre de TPM? Como reconhecer o meu período fértil? São muitas as dúvidas em relação ao funcionamento do nosso corpo. Vamos responder algumas delas agora!
* Chamamos de ciclo menstrual, o intervalo de tempo que vai do primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação. Sua duração é variável entre 25 a 35 dias, com média de 28 dias.
* É durante cada ciclo menstrual que os nossos níveis hormonais flutuam, quando ocorre a ovulação, as oscilações de humor e também os desconfortáveis sintomas da TPM.
* Vivemos em tempos modernos. E para compreender melhor o funcionamento do próprio corpo, muitas mulheres já utilizam aplicativos (Apps) para monitoramento do seu ciclo menstrual.
* Os Apps são ótimos para o autoconhecimento e organização do dia a dia, pois eles substituem as anotações no calendário ou agenda. Através deles, é possível ter noção dos dias férteis, dos dias de fluxo menstrual e estimar o início dos sintomas da TPM.
* Sabendo dos seus padrões com antecedência, a mulher pode se organizar e tomar algumas medidas preventivas.
Podemos considerar os Apps como um novo método contraceptivo digital?
* Desencorajamos o seu uso extrapolado como prevenção de gravidez e método contraceptivo digital. É muito arriscado e polêmico. Os Apps entram na categoria dos métodos contraceptivos comportamentais como a tabelinha, o coito interrompido, a curva de temperatura basal e a avaliação do muco cervical. A taxa de falha de um método comportamental pode chegar até 30%, por isso não indicamos o seu uso.
* Mesmo em mulheres com ciclos menstruais regulares, muitas variáveis de interferência como corrimentos vaginais, stress e irregularidades hormonais não previsíveis podem acontecer.
Então, quais os métodos mais indicados para se evitar a gravidez?
* Os DIUs, as pílulas e os implantes ainda formam o tripé dos métodos contraceptivos reversíveis e, somados aos métodos irreversíveis (laqueadura tubária, na mulher e vasectomia, no homem), correspondem a quase 90% dos métodos existentes.
* A escolha de um método contraceptivo é muito individualizada e, a sua melhor e mais segura opção vai depender de uma conversa co seu ginecologista.
MAIS INFORMAÇÕES NO MANUAL DA MULHER! Cadastre-se gratuitamente abaixo!
E-BOOK

SEMANÁRIO 
MANUAL DA MULHER
GRATUITO

E-BOOK


                 
GRATUITO!
Se você também acredita que uma alimentação saudável seja importante para moldar seu estilo de vida, abaixe AGORA o seu e-book e tenha em suas mãos RECEITAS criativas e saudáveis!

E-BOOK 
"RECEITAS SAUDÁVEIS
  PARA DEIXAR O SEU DIA A DIA 
MAIS PRÁTICO"