João da Silva
MEDICINA DO
ESTILO DE VIDA
(MM 27/04/2020)
Como “despertar” no emagrecimento!
* Uma das queixas mais frequentes das mulheres é a dificuldade de emagrecer. Fato. Nós sabemos o que comer, nós reconhecemos os alimentos saudáveis. Nós só não sabemos como fazer ou como começar... certo?
* Quando iniciamos uma dieta nova, certamente nos sentimos motivadas. A empolgação inicial é o que nos move às mudanças. Mas, a motivação infelizmente não dura para sempre. A motivação tem o efeito de despertar o interesse por algo. Mas, a manutenção do interesse é o segredo!
* Você já se perguntou qual seu o motivo para perder peso? Peço que não seja uma resposta pronta. Por quê? Porque normalmente a nossa resposta é muito genérica, como por exemplo "melhorar a minha saúde”. Não tenha dúvida que esse seja o motivo principal, mas eu gostaria que ele fosse mais genuíno, um motivo verdadeiro e preciso.
* Geralmente, queremos nos sentir esteticamente bem diante do espelho e isso está longe de ser um motivo fútil, pois ele é o SEU motivo.
* Nossos motivos tem que ser claros, objetivos e fortes, pois são essas condições que nos levam a fazer a mesma coisa todos os dias. Não existe motivo melhor ou pior, ele tem que ser cultivado, adubado e regado, todos os dias. Por isso, te convido a anotar seu motivo em um papel ou no seu celular. É preciso que você volte a ele e o releia todos os dias para se manter sempre focada.
Então, como ter força de vontade?
* Primeiro, precisamos quebrar o ciclo vicioso do “não faço porque não tenho vontade… e a vontade nunca vem porque não começo.” A saída para isso é simples, mas não é fácil!
* Precisamos entender que fazemos certas coisas porque a recompensa é certa e necessária, como ir ao trabalho todos os dias. Outras coisas necessitam ser treinadas para que sejam incorporadas à nossa rotina. Todas temos a motivação pela vida saudável mas a vontade diária para persegui-la tem que ser treinada para que vire hábito.
* O segredo para fazer com que a vontade apareça todos os dias é treino, disciplina e constância. Ela não aparece de um dia para o outro. Não é automática.
* Procure estabelecer um objetivo simples, específico e alcançável: pode ser entrar naquela calça que já está há algum tempo no armário, sentir-se bem na frente do espelho ou até terminar uma corrida de 5 km. Pense nisso! Elabore o seu motivo e faça surgir aquela vontade todos os dias! Você também pode!
João da Silva
MEDICINA DO
ESTILO DE VIDA
(MM 18/05/2020)
Você consegue abrir e fechar exceções alimentares de forma consciente?

* A psicóloga Martina Oliveira afirma que, se você pensou em procurar auxílio psicológico no processo de emagrecimento saudável, já entendeu que os pensamentos e emoções podem influenciar nosso comportamento alimentar diário.
* Uma das maiores dificuldades é lidar com finais de semana e eventos sociais: sair da rotina, convites de almoço em família ou até mesmo ficar em casa sem fazer nada. Tudo é motivo para comer e beber. E de fato, não é porque você está em um plano alimentar com o objetivo de perder peso que a vida social deve ficar de lado, certo?
* Para isso a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ensina que é possível treinar habilidades para lidar de forma mais funcional em situações que desafiam e atrasam o seu processo de emagrecimento. Martina enfatiza que o primeiro passo é tomar consciência dos nossos GATILHOS: identificar os pensamentos permissivos (eu mereço, é só hoje, ela vai ficar chateada se eu não comer) e emoções desafiadoras que possam nos levar ao comportamento de comer de forma disfuncional em situações sociais.
* O segundo passo é aprender a PLANEJAR antes mesmo de chegar a "sexta-feira à noite”. Avalie quais serão as situações que você irá enfrentar, onde serão os maiores desafios e quais exceções vale a pena abrir. Planeje o tipo (uma massa, vinho ou um doce) e a quantidade da exceção (lembre-se que esse número vai influenciar a velocidade do seu emagrecimento). Faça essa escolha antes de se expor à situação ou será muito mais difícil "dizer não" se estiver diante do alimento não planejado e tentar resistir. Se a escolha for a sua sobremesa preferida, saboreie sem pressa cada pedaço. Isso ajudará a se sentir mais satisfeita.
* Por fim, considera o terceiro passo, o mais importante: se COMPROMETER com as suas escolhas. O comportamento alimentar envolve aprendizado, consciência, disciplina, constância e moderação, mesmo nos finais de semana e eventos especiais. "Procure manter a sua estratégia alimentar também no final de semana, mantenha a regra mas saiba abrir e fechar exceções, aproveitando outros “focos” de prazer!"
* Agindo dessa forma, ela garante que sua segunda-feira será mais leve e que você se sentirá mais orgulhosa de si mesma! 
Estratégias da TCC para resistir ao alimento não planejado
* Relaxar e distrair seus pensamentos com outras coisas e pessoas (aproveite tudo que pode ser prazeroso e que não seja somente comida e bebida);
* Saiba diferenciar fome de desejo de comer;
* Seja firme com a escolha que fez, aprendendo a tolerar a frustração em ter que restringir.
                                                                                                                                                         (@martinaoliveira.psico)

VIDEOS - SÉRIE LIFESTYLE

MAIS INFORMAÇÕES NO MANUAL DA MULHER! Cadastre-se gratuitamente abaixo!
E-BOOK

SEMANÁRIO 
MANUAL DA MULHER
GRATUITO

E-BOOK


                 
GRATUITO!
Se você também acredita que uma alimentação saudável seja importante para moldar seu estilo de vida, abaixe AGORA o seu e-book e tenha em suas mãos RECEITAS criativas e saudáveis!

E-BOOK 
"RECEITAS SAUDÁVEIS
  PARA DEIXAR O SEU DIA A DIA 
MAIS PRÁTICO"

Feito com